Instituto de Previdência pode ampliar projetos de capacitação

Foto do Ademir site

Com o objetivo de auxiliar o Iprev nas estratégias de capacitação de servidores que vem sendo desenvolvidas internamente, a gerência de Auditoria de Pessoas (Gapes) da Secretaria da Fazenda organizou nesta quinta-feira, 5, na sede do Instituto, reunião entre gestores da casa, representantes da Escola de Governo – ENA e da Escola Virtual do INSS. A necessidade de capacitação foi apontada pelos auditores da Gapes em recente trabalho desenvolvido dentro da Autarquia, por isso, provocaram o encontro de modo a promover a troca de experiências.

A coordenadora do Núcleo de Avaliação de Resultados e Gestão de Conteúdo das Equipes Descentralizadas da Escola Virtual do INSS, Mara Eneida Mariano Pregardier, apresentou alguns projetos desenvolvidos pelo órgão federal que podem ser de grande utilidade ao Iprev. Mara relatou a existência de cursos mistos (presenciais e EAD) destinados a auxiliar gestores que ingressam em cargos comissionados, além de iniciativas de capacitação em teletrabalho, INSS Digital, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho, compensação previdenciária, dentre outros. Também destacou a opção de diversos cursos para a sociedade na plataforma do Programa de Educação Previdenciária.

Representando a Escola de Governo, a presidente Junia Soares aventou a possibilidade de se resgatar o projeto do curso de pós-graduação em previdência destinado aos servidores dos Poderes, além do Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Contas. Caso haja disponibilidade financeira do governo, Junia explica que para reativar o curso bastaria contatar os professores para verificar a disponibilidade de agenda. Também destacou a necessidade de se trabalhar o tema reforma da previdência por meio de fóruns conjuntos de capacitação, integrando os Poderes, instituições estaduais e a União, para tratar de assuntos de grande relevância.

Compensação previdenciária é prioridade

Considerando a importância para o estado e o envolvimento total do Iprev sobre o tema, equipe da Autarquia sugeriu a criação de um programa de capacitação específico para o tema compensação previdenciária. Também propôs aos fóruns de discussão temas como o bloqueio da União em relação à compensação dos períodos em que os servidores estão em licença sem vencimentos e contribuindo ao INSS, bem como em processos de servidores de algumas carreiras de estado, tais como, policiais. Foi levantada ainda a necessidade de implementar uma política permanente de capacitação para os servidores que ingressam nos setores de gestão de pessoas dos órgãos/entidades, tendo em vista a alta rotatividade.

O diretor de Administração do Iprev, Ademir Matos, que tem sob seu comando o setor responsável pela capacitação dentro da Autarquia, elogiou a iniciativa de provocar a discussão conjunta entre as instituições. Matos é favorável ao contato com a superintendência regional do INSS, no sentido de propor a efetivação de um Acordo de Cooperação Técnica, de modo a disponibilizar ao Iprev as ferramentas apresentadas. E entende que o encontro foi apenas o primeiro de outros que darão continuidade ao desenvolvimento de novas frentes de trabalho.

Também representaram o Iprev: os assistentes da presidência, Amilcar Antônio Braga e Andréa Aragonez de Vasconcellos Pinto; o gerente de Planejamento, Marco Antônio Mota; e o servidor responsável pela gestão de capacitação interna, Rafael de Souza Monteiro. Participaram ainda, a Sra. Cláudia Regina Castellano Losso, da Fundação Escola de Governo – ENABRASIL; e os representantes da Gapes, Clarice Taffarel, Luciana Bernieri Pereira e Rodrigo S. Dutra.

ENA sugere o estabelecimento de metas

Tendo em vista a grande quantidade de assuntos abordados na primeira reunião, a Escola de Governo sugere as seguintes metas a serem alcançadas:
(1) realização de um Seminário sobre Aposentadoria, a ser realizado no Teatro Pedro Ivo ou no CIC, no mês de junho;

(2) a elaboração de projeto para a realização de fórum sobre o tema compensação previdenciária, congregando os Poderes, instituições estaduais e a União, a ser apresentado em reunião com a participação formal da União, por meio do INSS;

(3) apresentação pela ENA ao Iprev do Projeto de Pós-graduação em Previdência

(4) tratativas para viabilizar a realização de cursos de formação de formadores para o Iprev, congregando a Escola Virtual do INSS, tendo em vista a existência de conteúdos em EAD, a Diretoria da Escola Virtual da Administração Pública – DEAP e a Secretaria de Estado da Administração – SEA;

(5) tratativas para a realização de cursos em EAD para a ambientação de novos servidores envolvidos com os processos de aposentadoria e de compensação previdenciária, congregando a Escola Virtual do INSS e a Diretoria da Escola Virtual da Administração Pública – DEAP, da Secretaria de Estado da Administração – SEA.

Diante das metas traçadas, a ENA ressaltou ainda a importância de se tentar resgatar a figura do servidor ministrante, de modo viabilizar a capacitação para o público interno. O servidor Rafael Monteiro se disponibilizou a realizar levantamento interno dos servidores com perfil para ministrar cursos, agregando suas formações.

Ao final da reunião ficou definido que um novo encontro será agendado, para que o governo federal, por meio do INSS, seja formalmente convidado a firmar termo de parceria no âmbito educacional com o Estado de Santa Catarina.