Hinnig propõe que Conselho de Administração do RPPS/SC assuma os estudos da LC 662

Foto site 07abr16
O presidente do Iprev, Renato Hinnig, participou na tarde desta quinta-feira (07) da reunião do Conselho de Administração do Regime Próprio de Previdência dos servidores de Santa Catarina, para tratar das eleições dos conselhos e dos desdobramentos da reunião com os Poderes. Levantada a possibilidade de se criar um grupo de estudos para discutir os efeitos da Lei Complementar 662, o presidente da Autarquia propôs que a nova comissão seja integrada pelos próprios conselheiros administrativos. “A ideia de envolver os conselheiros se baseia na experiência e na representatividade de todos os Poderes neles contidos, além de fortalecer institucionalmente o Conselho de Administração do RPPS/SC”, destaca Hinnig.

Após aberto os trabalhos pelo presidente do Conselho de Administração, sr. Luiz Fernando Philippi , o mesmo concedeu a palavra à Hinnig, que manifestou preocupação com o baixo número de candidaturas para as eleições dos conselhos de Administração e Fiscal, do RPPS. Mesmo com o período de inscrição prorrogado até 08 de abril, existem posições ainda sem nenhum candidato. Hinnig solicitou o apoio dos conselheiros na divulgação e na captação de colegas interessados, em suas respectivas repartições. “Vamos unir esforços para que consigamos organizar o pleito no mês de maio”, ressalta o presidente do Iprev.
Na seqüência, Renato Hinnig fez um breve relato acerca da reunião que o Iprev manteve com representantes dos Poderes, na qual debateram sobre os reflexos da criação da LC 662. A proposta de criação de um grupo de estudos surgiu devido às manifestações sobre o aumento da taxa de administração e o interesse em se manter a memória de cálculo do extinto Fundo Previdenciário. O Secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, procurou Hinnig para relatar que os Poderes solicitaram a participação do Governo nesta questão, e sugeriu que o próprio presidente do Iprev coordenasse os trabalhos.
Conselho de Administração acena positivamente
Após ouvir de Renato Hinnig o convite para assumir os trabalhos do grupo de estudos, o presidente do Conselho de Administração, Luiz Philippi, colocou a proposta em votação e, por unanimidade, os conselheiros aceitaram o desafio. Cabe agora ao presidente do Iprev buscar a aprovação dos Poderes sobre a utilização dos conselheiros administrativos no grupo de trabalho. Para isso, Hinnig tem um trunfo que será muito apreciado pelos Poderes: em conversa com o secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni, o presidente do Iprev ouviu que o governador Raimundo Colombo está disposto a acatar propostas que de fato mostrem relevância no processo.
Duas questões levantadas pelos Poderes servirão de ponto de partida para o grupo: a retenção da taxa de administração antes do repasse do duodécimo, de modo a evitar que o impacto financeiro vá de encontro à Lei de Responsabilidade Fiscal, e o interesse pela volta do Fundo Previdenciário, sugerindo até que se o Executivo não tiver interesse, então que os demais Poderes pudessem recriar o extinto Fundo separadamente para seus servidores. O Iprev dará total suporte aos estudos e colocou seus técnicos à disposição do grupo de estudos.