Governo e TCE garantem apoio às demandas do Iprev

Foto TCE aberta site
Uma das demandas mais aguardadas nos últimos anos pelo Instituto de Previdência estadual, que consiste na integração do sistema SigRH, utilizado pelo Poder Executivo, com o sistema Sfinge, adotado pelo Tribunal de Contas do estado, pode se tornar realidade. A boa notícia foi anunciada durante reunião realizada na tarde da última terça-feira, 17/10, no gabinete do presidente do Tribunal de Contas, Luiz Eduardo Cherem, com a presença do secretário de Administração, Milton Martini, do secretário Da Casa Civil, Nelson Serpa e do presidente do Iprev, Roberto Faustino, além de diretores e técnicos das instituições.
De acordo com o presidente do Iprev, além de reduzir radicalmente o tempo entre o envio dos processos de aposentadoria ao TCE e a posterior homologação dos mesmos, a integração dos sistemas dará grande impulso ao trabalho de compensação previdenciária. Roberto Faustino explica que um processo só pode ser analisado acerca do potencial compensatório junto ao INSS, se o mesmo já foi homologado pelo TCE. “Quanto mais processos homologados, maior é a possibilidade de gerarmos novos recursos para o Tesouro, por meio da compensação”, destaca.
Faustino considera que a primeira e fundamental ação executada em prol dessa união de esforços foi a criação da campanha interna denominada “Dinheiro Novo Comprev”, uma estratégia de gestão que visa mobilizar os servidores do Iprev a atuarem no processo de compensação previdenciária paralelamente as funções de rotina. “Criamos um sistema de capacitação, realocamos servidores e logo de início alcançamos bons resultados”, afirma.
A mobilização interna e o potencial de retorno financeiro motivaram a apresentação do projeto aos secretários da Casa Civil e Administração, despertando o interesse do Executivo. A partir daí foram realizadas algumas reuniões entre diretores e técnicos do Iprev e TCE, para estudar a viabilidade de integração dos sistemas. Superadas todas as etapas técnicas, o assunto teve desfecho na última reunião, com a presença de secretários de Estado e do presidente do TCE, Luiz Eduardo Cherem, que inclusive anunciou a criação de força-tarefa para homologação dos processos do Iprev, ao passo em que aumentar o volume de recebimento.

Autarquia recebe nove servidores

O diretor de Administração, Ademir Matos, revela outra grande conquista anunciada na mesma reunião pelo secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, e pelo secretário de Administração, Milton Martini. Serão disponibilizados nove servidores da Administração para atuar no Instituto de Previdência, outra antiga reivindicação da Autarquia, devido à considerável redução do quadro de servidores.

Matos explica que a inclusão de mais servidores na execução do projeto de compensação e no envio dos processos de aposentadoria ao TCE, após a integração dos sistemas, representa uma condição imprescindível para se alcançar os resultados almejados. “A complexidade dos trâmites requer mais servidores dedicados a esses trabalhos, por isso, a vinda de novos colaboradores nos dá condições de alcançarmos resultados expressivos”, conclui. A reunião contou também com o suporte técnico da servidora do Iprev, Andrea de Vasconcelos Pinto.

Assessoria de comunicação do Iprev