Governo do Estado inicia projeto piloto do Censo Previdenciário em Lages

Grupo grande site

Servidores públicos ativos, aposentados e pensionistas do funcionalismo estadual, lotados nos 12 municípios que compõem a área de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional de Lages, deverão obrigatoriamente efetivar sua participação no projeto piloto do Censo Previdenciário até o dia 16 de novembro. O projeto teve início na tarde desta terça-feira, 16, durante evento realizado na Coordenadoria Regional do Iprev de Lages. Trata-se do primeiro censo estadual a ser realizado pelo Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina, que contou com a parceria da Secretaria de Administração e do Sistema SC Saúde na construção do projeto.

O secretario de Estado da Administração, João Matos, que na ocasião representou também o governador Raimundo Colombo, manifestou satisfação ao ver concretizada a idéia que nasceu dentro do Iprev e ganhou o apoio do Governo pela sua importância. Defendeu a instauração de políticas públicas que tragam mais benefícios aos segurados do Instituto, destacando o censo como importante mecanismo de análise e detecção destas demandas. “A hora é de avaliar os procedimentos e corrigir possíveis falhas, para que no ano que vem o projeto continue nas demais regiões”, disse Matos, que também é aposentado e aguardará a etapa do Médio Vale para efetivar sua participação.
A Agência de Desenvolvimento Regional de Lages é parceira estratégica na operação do projeto e desde o início tem sido fundamental na logística e estruturação. O secretario executivo de Desenvolvimento Regional, Luiz Gustavo Bazzo Assink, destaca a preocupação do Governo do Estado em estabelecer ações de longo prazo que possam garantir saúde econômica à Administração, além de conforto e segurança aos segurados do Regime de Previdência. “Precisamos nos envolver não só na participação, mas também na divulgação. Continuamos a disposição do Iprev na execução do projeto”, disse.
Quando convidado pelo governador para assumir o comando do Iprev, o presidente Renato Hinnig recorda que já no início percebeu a complexidade que envolve as questões previdenciárias. “É, sem dúvidas, o maior e mais sensível passivo em poder do Governo do Estado”. Hinnig destacou os objetivos do Censo, explicando que a atualização do cadastro de segurados permitirá uma avaliação atuarial segura e uma melhor gestão previdenciária. E alertou sobre a situação de estados como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, que hoje encontram dificuldades em pagar os benefícios. “O projeto piloto nos dará segurança para replicar o censo em todas as regiões. É fundamental que todos nós tratemos o processo com a seriedade que merece”, conclui.
Também estavam presentes o diretor de Gestão de Recursos Previdenciários do Iprev, Marcelo Panosso Mendonça, o diretor de Administração, Roberto Faustino da Silva, o gerente de Tecnologia da Informação, Marco Souza, o gerente de Planejamento, Marco Mota, o coordenador regional de Lages, Augusto César Ramos Vieira, e o servidor Jean Jacques Dressel Braun.

DSC 0582 site

Primeira etapa tem caráter experimental

Na presença da imprensa local, Renato Hinnig explica que o projeto piloto será muito importante na identificação de problemas. Embora seja o início do primeiro censo, o presidente do Iprev considera que o processo deveria ser anual, pela relevância que a atualização cadastral tem nas projeções financeiras futuras. “Não sabemos o que pode acontecer durante esses noventa dias, mas tenham a certeza que é um jogo de ganha-ganha, pois beneficiará a todos”.

O gerente de Planejamento do Iprev, Marco Mota, destacou a coragem do secretario João Matos e do presidente Renato Hinnig, ao assumirem o projeto com recursos próprios e investimentos mínimos. “Se fossemos contratar serviço especializado para desenvolver o censo desembolsaríamos no mínimo R$ 7 milhões dos cofres públicos. Foi uma demonstração de respeito e dedicação aos catarinenses”, disse.  E agradeceu a todos os envolvidos na construção do Projeto.