Gerência de Pensões define sua participação no Plano de Metas

Reunião geral Gepen site

A comissão responsável pela elaboração do Plano de Metas do Iprev para 2018 conversou, na tarde desta quinta-feira, 11, com a equipe da gerência de Pensões (Gepen), que juntamente com a gerência de Inativos (Gerin), responde pelas atividades fins do Instituto de Previdência. O presidente Roberto Faustino salienta que iniciar os trabalhos com as duas pastas não foi por acaso. “A organização do Iprev deve estar voltada a fornecer as melhores condições possíveis para que a Gepen e a Gerin desenvolvam seus trabalhos com máxima eficiência, já que são as fontes de nossos principais serviços”.

Semelhante à primeira reunião, Roberto Faustino concedeu a palavra à gerente da pasta, Lonita Catarina Aiolfi, e durante a explanação fez questionamentos acerca das rotinas operacionais, envolvendo os servidores na discussão de acordo com os temas. Lonita e sua equipe demonstraram sintonia, apresentando à comissão um sistema operacional bastante organizado e funcional. As operações da Gepen são digitalizadas em quase sua totalidade, e a rotina estabelecida garante o atendimento imediato às demandas, sem fila de espera. “Exceto os casos que requerem a análise de outros setores, temos por meta eliminar as demandas assim que recebidas”, explica. Segundo Lonita, diferente da concessão de aposentadorias, os requerentes de pensão aguardam a liberação do benefício sem remuneração, por isso, a necessidade de urgência.

O assessor da presidência, Saulo Vidal, enalteceu o quadro de excelência apresentado pela Gepen, revelando que já observa essa condição há muito tempo. De acordo com Vidal, diferente da Gerência de Inativos, que tem menos de uma década de existência e ainda vive um período embrionário, a Gerência de Pensões faz parte da história da previdência catarinense. Além do grande legado e a experiência que ao longo dos anos desenvolveu e moldou a pasta, Saulo Vidal atribui o sucesso também à capacidade dos gestores que estiveram à frente da Gepen. “Tivemos uma curva ascendente de desenvolvimento e aprimoramento da gerência de Pensões, chegando hoje, com as contribuições da atual gestão, numa condição na qual a gerência funciona praticamente de forma autônoma”, destaca.

Compartilhar números e exemplos

Reuniao fechada Gepen site
De acordo com a comissão do Plano de Metas, o trabalho a ser realizado neste ano tem mais haver com a quantificação dos serviços do Iprev, do que propriamente com alçar maiores vôos. “Precisamos saber onde estamos para depois avançarmos com qualidade”, explica Vidal. Por isso, algumas sugestões de controles de dados foram entregues a equipe da Gepen, para que a gerência desenvolva seu trabalho a partir desse modelo.

 
Lonita Aiolfi garante que os mecanismos de controle sugeridos pelo assistente da presidência, Saulo Vidal, podem ser desenvolvidos de forma tranqüila, uma vez que a gerência já possui internamente o controle dos dados solicitados. Por isso, além de iniciar o levantamento das informações mensalmente, a Gepen se comprometeu também a resgatar os números de 2017.

Vidal destaca que outra meta interessante a ser alcançada diz respeito ao compartilhamento das boas práticas da gerência com os demais setores do Iprev. “Com o governo cada vez mais carente de recursos nós precisamos nos reinventar. E, dentro da Autarquia, a Gepen é referência aos demais setores, por isso, a troca de informações é salutar”, conclui.  

Participaram da reunião que definiu as metas da Gepen os membros da comissão do Plano de Metas, presidente Roberto Faustino, Saulo Vidal e Verônica Mafioletti, além da gerente de Pensões, Lonita Catarina Aiolfi, e as servidoras Raquel Rachadel da Silva e Maria do Carmo Padilha.   

Assessoria de comunicação do Iprev