Geafc alerta sobre necessidade de renovação técnica

Geafc geral metas site

A reunião realizada na tarde desta terça-feira, 23, com a equipe da gerência de Administração, Finanças e Contabilidade (Geafc), marcou o início dos trabalhos da comissão do Plano de Metas do Iprev, junto à Diretoria de Administração. O diretor Ademir Matos recebeu o presidente Roberto Faustino e sua equipe, destacando a grande responsabilidade que envolve a atuação da Geafc. “O setor é extremamente técnico e a equipe é reduzida, por isso, só mesmo trabalhando muito para vencer as demandas”, destaca.

A gerente da pasta, Hilda Vieira Herter, reafirmou a condição técnica da Geafc como forma de alertar os gestores sobre a necessidade urgente de renovação do quadro de pessoal. Hilda explica que alguns servidores que exercem funções importantes estão próximos de se aposentar, por isso, é necessário planejar uma estratégia de capacitação de servidores, de modo a garantir a continuidade dos trabalhos que são vitais à Autarquia. O servidor Abelardo Rocha Junior também sugeriu o desenvolvimento de um trabalho de apresentação do Instituto de Previdência aos colaboradores. “Falta conhecimento básico aos atendentes em relação às atividades desenvolvidas em cada Gerência do Iprev”, explica.

As necessidades apontadas pela equipe são semelhantes às reivindicações das gerências já visitadas. A dificuldade se deve aos equipamentos de informática obsoletos, que não permitem, por exemplo, a comunicação com sistemas externos por falta de atualização. Como a rotina operacional se ajusta no limite, membros da equipe reforçaram a preocupação com desfalques de pessoal, visto que a ausência de um servidor já causa impacto significativo.  

Fazer valer o Regimento Interno

Mesmo com o efetivo reduzido, o assistente da presidência, Saulo Vidal, reconhece que a Geafc está entre as gerências mais organizadas e equilibradas do Iprev. Com o conhecimento de quem atuou por nove anos na pasta, Vidal evidencia a capacidade de trabalho e, principalmente, a longa experiência na execução das funções. Saulo Vidal também ressalta que a Geafc hoje executa atividades que não são de sua competência, fruto de manobras de administrações anteriores, por isso, defende a consolidação do Regimento Interno como instrumento definitivo de organização das rotinas operacionais.
Ao receber a sugestão de controle proposto por Saulo Vidal, que objetiva estabelecer um acompanhamento mensal da movimentação relativa à Taxa de Administração, Hilda Herter concordou com ressalvas. Embora entenda que a Geafc possa contribuir dentro do contexto de se estabelecer um controle geral e mensal das atividades do Iprev, Hilda destaca que acompanhar a execução, assim como elaborar o orçamento, é uma atividade da gerência de Planejamento. “Mais do que nunca é preciso fazer valer o Regimento Interno. Não posso comprometer atividades vitais para o Instituto de Previdência por assumir competências de outras pastas”, declara.

O presidente Roberto Faustino concordou com gestora da Geafc, reconhecendo que a consolidação do Regimento Interno deve ser buscada. Faustino e Ademir Matos discutirão juntos possíveis alternativas para se estabelecer esse remanejamento de funções aos setores de origem, sob risco de tornar sem efeito o documento que determina as responsabilidades de cada gerência. “Infelizmente, não temos soluções imediatas, porém, estamos cientes dessa situação e nosso objetivo é de garantir o cumprimento do Regimento Interno”, conclui o presidente.  

  

Assessoria de comunicação do iprev