Fundo Previdenciário garantirá futuras aposentadorias

fundo_previd_150O perfil demográfico modificou-se nas últimas décadas, principalmente em decorrência do aumento da longevidade e da redução das taxas de mortalidade. Passamos de uma sociedade jovem a uma comunidade preocupada com políticas públicas voltadas ao tema envelhecimento. Segundo o último censo demográfico do IBGE, a quantidade de pessoas com idade acima de 60 anos no Brasil é de mais de 20 milhões (10,8% da população).

Estimativas mostram que em 2012 estaremos na sexta posição entre os países com maior número de idosos, com mais de 30 milhões nessa faixa etária – o que irá representar, em tese, 13% do total demográfico brasileiro.  

E pensando nesses números crescentes de uma população cada vez mais idosa, e para garantir o benefício de futuros aposentados, o IPREV já adotou desde 2008 um Regime de Previdência com segregação de massas, ou seja, os servidores que entrarem no serviço público a partir de 2008 estarão inseridos no Fundo Previdenciário. Trata-se de um de um fundo baseado no sistema de capitalização, diferente do sistema anterior de repartição simples, onde a arrecadação era utilizada para pagamentos do mesmo exercício. No Fundo Previdenciário, toda a arrecadação é aplicada, dentro dos rigores da lei, seguindo as normas estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional, formando assim uma grande “poupança” para que cada servidor do Estado de Santa Catarina, ao se aposentar, tenha garantido o seu benefício para a aposentadoria. Por mais que tenhamos uma população idosa com estimativas elevadas, o Fundo Previdenciário foi desenvolvido para atingir a meta e a rentabilidade necessária para o pagamento das aposentadorias e pensões. 

 Instituto de Previdência de Santa Catarina
Assessoria de Comunicação