Excelência técnica do IPREV colaborando com os cofres do Estado

imagemCom o compromisso de apresentar uma gestão de agilidade, transparência e segurança, o IPREV juntamente com a Diretoria do Tesouro da Secretaria de Estado da Fazenda criaram uma solução para diminuir o aporte financeiro do Estado. A ação foi operacionalizar a utilização da receita de contribuições previdenciárias do mês de agosto para o pagamento da despesa com os benefícios dos inativos e pensionistas do Poder Executivo, no mesmo mês. 

Os servidores da tesouraria e contabilidade da Diretoria de Administração do IPREV não mediram esforços, e em conjunto com os servidores da Secretaria da Fazenda realizaram em apenas dois dias o registro das guias de contribuições para cada órgão, alimentaram as respectivas fontes, e disponibilizaram os recursos para a cobertura da insuficiência da folha neste mês de agosto. Vale enfatizar que essas atividades antes eram executadas em 30 dias. 

A receita da contribuição mensal dos servidores ativos do Poder Executivo é de aproximadamente R$ 63 milhões, contra R$ 5 milhões dos servidores inativos e pensionistas. Estes recolhimentos de contribuições previdenciárias (fonte 250) são feitos ao IPREV, que utilizava os respectivos valores sempre a partir do mês seguinte, razão pela qual este Instituto permanece com os valores referentes a um mês de recolhimento de contribuições previdenciárias do exercício, somado ao superávit de contribuições do exercício anterior, acrescidas ainda da rentabilidade conquistada com a aplicação desses valores. 

Assim, o IPREV colaborou para a diminuição do aporte da insuficiência para cobertura da folha, desafogando sobremaneira os cofres do Estado, além de pagar a integralidade dos benefícios de pensões do Poder Executivo e inativos do IPREV. Parabéns pela coragem, ousadia e competência técnica dos servidores e Diretoria do IPREV. Ações e iniciativas como essas são os compromissos da gestão do IPREV para que possamos trilhar os melhores caminhos e realizar os nossos melhores resultados. 

Queremos demonstrar que Santa Catarina está se organizando, e nosso objetivo maior é viabilizar que o IPREV seja reconhecido como referência e excelência em gestão previdenciária para todo Brasil.

 

Instituto de Previdência de Santa Catarina
Assessoria de Comunicação