Estratégias de gestão do Iprev antecipam diretrizes do Ministério da Previdência

RPPS ministério
O presidente do Iprev, Renato Hinnig, se reuniu na tarde desta quarta-feira (16) com o gerente da GEPLA, Marco Antonio Mota, e o gerente da GETIG, Marco Antonio Souza, para apresentar-lhes a proposta do novo Manual do Pró-gestão RPPS, recebido durante a 55ª reunião ordinária do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (Conaprev), realizada em Brasília, no último dia 10 de dezembro.

Hinnig manifestou grande entusiasmo ao relatar que as estratégias de gestão que vem capitaneando desde o mês de julho, pouco depois de ter assumido o comando do Instituto, estão perfeitamente alinhadas com o documento normativo. “Mais uma vez o Iprev se destaca pela eficiência administrativa e sintonia com as necessidades hoje enfrentadas pelos Regimes de Previdência brasileiros. Buscamos parceiros estratégicos e saímos na frente”, comemora.
O presidente refere-se aos projetos que vem sendo desenvolvidos em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Desde o dia 10 de julho deste ano, quando Hinnig, juntamente com o reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa, formalizou o termo de cooperação entre as instituições, o corpo funcional do Iprev trabalha na confecção de um planejamento estratégico e no redesenho de processos, entre outros. Paralelo a isso, está sendo concluído o regimento interno da Autarquia, além dos estudos técnicos que visam à compra do sistema de gestão previdenciária. “Todas as ações que colocamos em curso no Instituto de Previdência catarinense estão previstas no documento criado pelo Ministério da Previdência, portanto, nossa equipe está de parabéns pela proatividade e competência”, conclui o presidente.  
Sobre o Manual do Pró-Gestão RPPS
O ministério do Trabalho e Previdência Social editou a Portaria MPS º 185/2015, que instituiu o Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito federal e dos Municípios – Pró-Gestão RPPS.
A criação do Manual do Pró-Gestão RPPS visa exercer a orientação, supervisão e acompanhamento dos RPPS. O objetivo é auxiliar os entes federativos na melhoria da gestão, por meio do aprimoramento do controle dos ativos e passivos previdenciários, além da maior transparência no relacionamento destes com os segurados e a sociedade.
Atualmente existem no país 2.072 RPPS, que contam com mais de 9,7 milhões de segurados, entre servidores ativos, aposentados e pensionistas, e são responsáveis pela gestão de recursos acumulados na ordem de R$ 170 bilhões.

Assessoria de comunicação do Iprev