Um dos grandes objetivos desta nova gestão é garantir os benefícios de pensão por morte com mais celeridade e eficiência. A família, ao perder um ente querido, instituidor do lar, precisa ter sua seguridade garantida com o benefício previdenciário, seja para um cônjuge, um filho menor de idade, ou qualquer outro ente que se enquadre na condição de dependente, para que possa garantir sua subsistência.
As demandas reprimidas de processos de pedido de pensão estão com os dias contados – garante os novos getores, e para tanto, foi organizada pela Diretoria de Previdência uma nova rotina de tramitação de processos e a remodelagem de setores para dar mais celeridade aos processos.
Hoje, assim que ocorre a abertura de um pedido de pensão, é passado diretamente a um setor de pré-análise documental, em seguida passa pela análise processual e após o acolhimento por parte da GEPEN – Gerência de Pensões e DIPR – Diretoria de Previdência, o processo vai diretamente para o setor de implantação da pensão, garantindo assim uma concessão mais rápida do que vinha ocorrendo anteriormente. A continuidade da tramitação, com os protocolos legais até a publicação do ato no Diário Oficial se dá após estas primeiras etapas. Houve um encurtamento dos caminhos.
Além desse novo desenho de processos, a Gerência de Pensões criou um novo setor, chamado SEDIL – Setor de Diligências, com o intuito de melhor organizar a fila de trabalho dos demais setores. “Antes, as diligências ficavam perdidas em filas de trabalho de outros setores, e perdia-se tempo em abrir processos para verificar a situação atual” – explica a gerente Karine Garcia. Atualmente, quando são solicitadas novas documentações ao requerente da pensão, os processos são encaminhados à SEDIL que tem o prazo de 15 dias para cumpri-los. Se a documentação é enviada dentro do prazo, o processo volta para a tramitação normal, caso contrário, se expirado o prazo, o processo é arquivado. “Foi uma idéia organizacional que deu super certo, e poupou muito tempo dos analistas, ficou mais fácil verificar a data de entrada do processo no setor de diligência e o prazo em que vai expirar. Inclusive auxiliou os técnicos da Central de Atendimento, que conseguem orientar os interessados com mais precisão ao verificar que o processo encontra-se em diligência.”- conclui a gerente.
Todas essas ações acarretaram na celeridade do tempo de concessão do benefício de pensão. A nova gestão agora consegue implantar um número de pensões maior do que o número de entrada de novos pedidos. Por exemplo, no mês de fevereiro foram implantadas 82 pensões e mais 6 indeferimentos, totalizando 88 processos concluídos, enquanto houve a entrada 52 novos processos. Em março, até a primeira quinzena, foram ingressados 22 novos processos contra a conclusão de 46. Isto significa que, com este fluxo será zerada a fila de demanda reprimida, e nossos segurados terão seus benefícios garantidos com mais eficiência.
Instituto de Previdência de Santa Catarina
Assessoria de Comunicação