Desarticulado esquema de fraudes de benefícios na Agência da Previdência Social em SC

pf_4075_papeisA Força Tarefa Previdenciária do Estado Santa Catarina, composta pelo Ministério da Previdência Social, Departamento de Polícia Federal e Ministério Público Federal, desarticulou em 02/03/2011 um esquema de fraudes de benefícios na Agência da Previdência Social do município de São José, na Região Metropolitana de Florianópolis. A operação Persa cumpriu mandados de busca e apreensão na residência de um servidor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e de um despachante.

Quatro servidores do Ministério da Previdência Social e 75 policiais federais encontraram processos originais de concessão de benefícios, documentos falsificados e carteiras de trabalho, além de R$ 21 mil em espécie. A dupla anotava informações falsas nas carteiras de trabalho e requeria aposentadorias por tempo de contribuição.

As investigações foram iniciadas há mais de um ano. Agora, os documentos apreendidos servirão de prova contra os suspeitos. O prejuízo estimado à Previdência Social é de aproximadamente um milhão de reais.

Em contrapartida, o Instituto de Previdência de Santa Catarina, IPREV, que estabelece o benefício aos servidores catarinenses,  está revisando algumas pensões. Para o Diretor Jurídico do IPREV, João Carlos Castilho, “a medida irá trazer benefícios financeiros para o Estado corrigindo situações que possam estar fora dos parâmetros legais”.

Apoio: Site Ministério Previdência Social