Definido o grupo responsável pelo Escritório de Processos do Iprev

Foto 1 redesenho site
O presidente do Iprev, Roberto Faustino, recebeu na tarde da última quarta-feira, 05/07, a equipe de servidores que integrará o Escritório de Processos, setor a ser criado dentro da Autarquia com o objetivo de aprimorar as rotinas operacionais. Além das primeiras ideias e propostas de trabalho voltadas ao gerenciamento de processos, o grupo apresentou ao presidente proposta que visa atualização cadastral dos servidores do Instituto de Previdência e a inserção digital de suas fichas funcionais no programa SigRH. “Ao atualizarmos nossos dados estaremos dando o exemplo e nos credenciando para replicar o processo aos demais setores do governo”, defende o gerente de Planejamento, Marco Mota.

Mota explica a atualização cadastral deve correr em paralelo aos trabalhos do escritório, que nesta primeira etapa tem o desafio de gerenciar os processos nas gerências de Pensões e Aposentadorias. O gerente de Planejamento do Iprev estima que, com o apoio da gerência de Pessoas, em dois meses os trabalhos serão iniciados. E informa ainda que no mês de agosto abrirá nova turma de capacitação, dessa vez com foco nas áreas de compensação e fiscalização.

A advogada Andrea de Vasconcelos Pinto, que atua no gabinete da presidência, reforça que a atualização cadastral, além de extremamente importante se considerada a defasagem de dados cadastrais, representa um bom começo. Em nome do grupo manifestou a preocupação de não atropelar os processos, de modo a concluir as etapas sem deixar pontas soltas pelo caminho. Com o aceno positivo do presidente, Andrea ficou encarregada de providenciar a formalização legal, tanto do escritório de processos quanto do instrumento que autoriza a atualização de dados.

Foto 2 redesenho site

O presidente Roberto Faustino reconhece que a rotina do dia a dia no Instituto de Previdência dificulta o desenvolvimento de novas ideias. Admite que o tempo se tornou artigo de luxo, por isso, considera que a criação do escritório seja um avanço significativo no sentido de representar uma estrutura voltada especificamente a buscar soluções. “Daqui pra frente vejo vocês como o grupo pensante dentro do Iprev”, destacou o presidente ao manifestar sua expectativa sobre as mudanças positivas que poderão realizar no dia a dia do Instituto.

Como forma de facilitar ainda mais o processo de atualização cadastral, Faustino se prontificou a conversar com a gerente Neiva Titon, para que a gerência de Pessoas possa atuar em conjunto. Também levantou como desafio ao escritório a padronização do atendimento ao público. Lembrando sempre que a tendência é de reduzir o efetivo de servidores, por conta de aposentadorias, Faustino sugeriu estudos sobre novas possibilidades de adequar o atendimento a essa realidade. “Não deixemos que a rotina nos absorva a ponto de impedir-nos de pensar essas novas ideias. Não podemos perder o foco”, conclui.

O escritório de processos do Iprev será subordinado tecnicamente ao Escritório Central de Processos Organizacionais, com sede na Secretaria de Administração, mas terá autonomia interna para o desenvolvimento de suas atividades. A equipe será composta pelos servidores: Marco Mota; Andrea de Vasconcelos Pinto; Ana Paula Burigo; Maria do Carmo Padilha; André Luiz das Neves; Decio Woll Regis; Darlan Pedro de Campos; Verônica Amábile; Eduardo Andrada; e Idene Maria Franklin.