Conselho Estadual do Idoso: veja a atuação do IPREV

O Conselho Estadual do Idoso foi instituído pela Lei 10.073, de 30 de janeiro de 1996 e é responsável pela supervisão e a avaliação da Política Estadual do Idoso em Santa Catarina. O conselho também sugere a promoção de atividades que visem a defesa dos direitos do idoso, sua plena inserção na vida socioeconômica, política e cultural do Estado; além de colaborar com os Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, estaduais e federais, no estudo dos problemas do idoso e propor medidas adequadas à sua solução.

São 44 representantes governamentais e não governamentais do Conselho Estadual do Idoso, entre titulares e suplentes – e o Instituto de Previdência de Santa Catarina está entre eles.

“É importante participarmos de um Conselho que busca sempre a melhoria das políticas públicas voltadas aos idosos, e agir sempre em prol da melhoria do atendimento à essa classe de segurados”, explica Carolina Del Castanhel Rezende, representante do IPREV no Conselho.

Em plenária na tarde desta terça-feira Carolina Del Castanhel Rezende, juntamente com a conselheira suplente, Cáthia Leite, apresentou ações que o Instituto vem realizando. Na apresentação Carolina fez um breve histórico do IPREV e apontou algumas ações voltadas para o público idoso:

. Prioridade na tramitação dos processos (> 60 anos);

.  Cancelamento de recadastramento/prova de vida durante a pandemia;

. Criação de uma central de atendimento, visando atendimento presencial,  telefônico e por whatsapp;

. Desenvolvimento de um sistema para implantação do recadastramento por reconhecimento facial;

. Comunicação mais efetiva e assertiva, voltada ao público idoso, com vídeos de orientações e alertas para golpes, publicados no sítio do IPREV e divulgados em grupos de whatsapp;

“Eu, como conselheira suplente, me sinto lisonjeada de poder participar de um local deliberativo e formulador de políticas dirigidas às necessidades e anseios deste público-alvo. O IPREV colabora neste contexto ao priorizar a concessão de aposentadoria, pensões e ao manter os canais de comunicação sempre atuais e explicativos, facilitando o acesso destes idosos as suas reais necessidades” enfatiza Cáthia Leite.

A reunião virtual foi transmitida no canal do Youtube da Secretaria de Estado
do Desenvolvimento Social (SDS) e você pode assistir a participação do IPREV aqui.