Compensação Previdenciária: apoio do INSS é fundamental na captação de recursos

Reuniao INSS site

Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 25/10, na sede do INSS, na capital, gestores do Iprev apresentaram à superintendente da Região Sul, Kathia Maria Moreira Braga, o projeto da Força-tarefa Comprev, iniciativa que visa alavancar a captação de recursos ao Tesouro estadual por meio da compensação previdenciária. Depois de receber amplo apoio do Executivo, o Instituto precisa assegurar que a produtividade do Regime Geral de Previdência seja equivalente ao resultado obtido com o projeto, condição fundamental para a efetivação do processo.   

Ao relatar o trabalho que a Autarquia vem desenvolvendo com o objetivo de ampliar a capacidade compensatória do Estado, o presidente Roberto Faustino destacou a importância da reciprocidade do INSS em relação ao equilíbrio da produção. “Ao passo em que aumentamos nossa capacidade o INSS terá aumento em sua demanda, por isso, vimos propor a criação de projeto semelhante ao do Iprev, de modo a garantir os resultados esperados”, destaca.

O gerente de Avaliação e Controle Previdenciário do Iprev, Eugenio Evangelista Vieira, informou que uma antiga questão relativa à incompatibilidade entre os sistemas utilizados pelo Instituto de Previdência e o Tribunal de Contas está em vias de ser resolvida, podendo gerar grande potencial de produção. Roberto Faustino reitera que há grande expectativa no Governo para que a questão seja resolvida até o início de 2018, já que a dificuldade de comunicação entre as instituições é um dos motivos que impedem o aumento da produtividade.

Retrospecto histórico é favorável   

INSS fechada site

Kathia Braga foi receptiva à proposta apresentada pelo Iprev, considerando o projeto saudável e necessário a ambas as instituições. Embora a prioridade no momento seja a implantação do INSS digital, processo que está em curso em todo o país, a superintendente da Região Sul manifestou interesse em estabelecer parcerias que visem à cooperação e união de esforços, colocando-se à disposição. Todavia, Kathia Braga alerta que a ideia de criar um mutirão voltado a desenvolver a capacidade de compensação em Santa Catarina passa inevitavelmente por Brasília.

O assistente da presidência do Iprev, Amilcar Braga, lembrou que nos anos de 2011 e 2012 o Iprev conseguiu articular semelhante processo junto às instâncias superiores, garantindo que o INSS assegurasse naquele período a equivalência na produção. O presidente Roberto Faustino ressaltou ainda que o Governo do Estado tem total interesse no sucesso do projeto e já se dispôs a assumir o comando das articulações políticas que se fizerem necessárias. E afirmou que o ritmo de trabalho dentro da Autarquia será mantido e, dentro das possibilidades, ampliado.
Também participaram da reunião: o diretor de Administração do Iprev, Ademir da Silva Matos; a chefe de Benefícios da Agência do INSS de Florianópolis, Aidê Moreira; o chefe da Divisão de Benefícios do INSS, Jeferson Dossin; o servidor Adauto Pescador, da Divisão de Benefícios; e o servidor Marcio Melo, responsável pela compensação previdenciária do INSS em Santa Catarina.

Assessoria de comunicação do Iprev