Comoção marca abertura da 58ª reunião do Conaprev

DSC 0695 site

A solenidade de abertura da 58ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência, realizada na manhã desta quinta-feira, 01, no hotel Castelmar, foi marcada pelos gestos de solidariedade e apoio aos catarinenses, manifestados pelos participantes vindos de todo o país. O presidente da entidade, Benedito Adalberto Brunca, abriu os trabalhos com um discurso comovente sobre o trágico acidente ocorrido na Colômbia. Gestores dos Regimes de Previdência da União, estados e municípios brasileiros dedicaram um minuto de silêncio em respeito às vítimas e deram as mãos em oração.

Depois de momentos de grande emoção, a solenidade organizada pelo Iprev catarinense transcorreu normalmente. Os discursos, não poderiam ser diferentes, denotaram preocupação com as questões previdenciárias, desafio comum a todos os regimes de previdência lá representados. E também de estímulo, como manifestou o secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, ao transmitir a mensagem de apoio do governador Raimundo Colombo. “Essa discussão é fundamental para que busquemos ações e entendimentos que proporcionem o equilíbrio fiscal e previdenciário”, disse, referindo-se ao debate sobre a Reforma Previdenciária.

Além de Serpa, o presidente Renato Hinnig saudou a presença do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Antônio Torres Marques, do diretor de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Administração, Luiz Antônio Dacol, que representou o secretário João Matos, e do presidente do Conselho de Administração do RPPS/SC, Diego Vieira de Souza, que representou o presidente da Alesc, deputado Gelson Merisio. Completaram a mesa de autoridades o vice-presidente do Conaprev, José Roberto de Moraes, e o diretor do Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço Público, Narlon Gutierre Nogueira.

Depois da solenidade teve início a parte técnica da reunião que, entre outros temas, abordará a situação dos estados do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, que enfrentam graves dificuldades financeiras, com reflexo na previdência, e as propostas encaminhadas pelo Conaprev, Consad e Consefaz para compor a Reforma Previdenciária. A reunião, que se encerra nesta sexta-feira, pela manhã, contou com a presença de 71 representantes dos Regimes de Previdência de todo o Brasil.

Assessoria de comunicação do Iprev