Comitê de Investimentos do IPREV apresenta balanço de 2023 e Perspectivas para 2024 com a criação do SC FUTURO

No último encontro do Comitê de Investimentos do IPREV, foi apresentado um panorama abrangente das atividades e resultados alcançados ao longo de 2023, bem como as iniciativas planejadas para 2024. A reunião abordou diversos tópicos relevantes para o desempenho e a saúde financeira dos recursos previdenciários.

 

Balanço de 2023 e Posição da Carteira de Investimentos:

O Comitê iniciou a apresentação compartilhando o balanço detalhado do ano anterior, destacando a posição da carteira de investimentos em dezembro de 2023. O relatório revelou que a composição dos fundos permanece sólida, com 98,62% dos recursos alocados em renda fixa, principalmente em títulos públicos federais, e os restantes 1,38% foram destinados a investimentos em renda variável, como fundos de ações. O extrato de ativos fechou o ano em um saldo positivo de aproximadamente R$ 750 milhões, totalmente em conformidade com as normativas de compliance, limites expressos na política de investimentos e legislação vigente.

A rentabilidade alcançada em 2023 superou as expectativas, com o IPREV atingindo uma marca de 13,62% ao ano, frente à meta atuarial de 5,47%. Ao analisarmos o comportamento do portfólio do Instituto nos últimos 6 meses, especificamente em relação aos indexadores que consideramos como fatores de risco, podemos observar uma estratégia centrada na manutenção de ativos de menor risco.

Durante esse período, o Comitê optou consistentemente por essa abordagem, destacando a preferência pela estabilidade em comparação com ativos de risco mais acentuado. Em particular, o IPREV manteve sua posição no IMA-B5 evidenciando a escolha pela estabilidade e confiança nesse instrumento.

A manutenção dessa estratégia ao longo do ano teve um impacto direto nos resultados, pois o IMA-B5 recebeu um aumento significativo de aportes. Esse fenômeno foi impulsionado pela redução das taxas de juros, favorecendo a rentabilidade expressiva da carteira.

Além disso, a carteira já está atualizada até o dia 25 de janeiro de 2024, e o patrimônio está levantado em torno de R$ 752,6 milhões

 

Gestão do Novo Fundo SC FUTURO:

Uma das novidades apresentadas foi o início das tratativas para a gestão do novo fundo de capitalização, denominado SC FUTURO. Com uma taxa alvo de INPC + 4,5%, esse fundo representa uma perspectiva de crescimento e diversificação para o IPREV.

A primeira proposta lançada pelo Comitê de Investimentos é consolidar as duas massas de segurados (SC SEGURO e SC FUTURO), trabalhando-as dentro da mesma meta, até que seja concluída a avaliação atuarial de 2024.

Primeiramente poderá ser elaborado um  adendo à Política de investimentos atual para apontar o novo fundo de capitalização e que será mantida a mesma meta. Para o próximo ano, a proposta é para que se faça as políticas de investimentos separadas, conforme o cálculo atuarial a ser concluído no final de 2024, na qual os levantamentos do novo estudo servirão de embasamento para a criação da política específica para as alocações de recursos. Pretende-se assim criar uma nova política de investimentos para a massa nova, na qual o atuário precisará de um tempo mais longo para estudar os perfis de quem pertence à nova massa.

Outra questão levantada, e que também já está em pauta no Conselho de Administração, refere-se aos valores remanescentes do extinto fundo previdenciário que foram alocados no Fundo Financeiro. É de suma importância consolidar esses valores para a gestão eficiente dos fundos, evitando a complexidade de administrar múltiplas contas e facilitar o controle financeiro. O IPREV enviará ofícios aos chefes dos poderes solicitando a utilização desses recursos. Junto a isso, o Comitê e o Conselho do RPPS também estudam a possibilidade do credenciamento às contas nos sistemas Selic e Cetip para a compra de títulos na carteira própria.

Sobre a segregação das massas, um novo CNPJ já foi criado, e a solicitação para a abertura das contas bancárias foi efetuada. O novo fundo já conta com recursos provenientes de alguns servidores concursados do Ministério Público e do Executivo que já participam do SC FUTURO. Atualmente, o IPREV está realizando as operações necessárias para direcionar esses recursos.A continuidade do ano promete desafios, mas o Comitê de Investimentos demonstrou confiança na capacidade de adaptação e na implementação de medidas que garantam a saúde financeira e o alcance das metas estabelecidas para o IPREV em 2024. O compromisso com a transparência, conformidade e eficiência na gestão de recursos é evidente em todas as deliberações apresentadas durante a reunião.

31/01/2024
Instituto de Previdência de Santa Catarina
Assessoria de Comunicação