Comissão estuda criação do Fundo Imobiliário

DSC 0278 site
A proposta de criação de um Fundo Imobiliário, idealizada desde o ano passado pela atual gestão do Iprev, agora é objeto de estudos de uma comissão criada pelo Governo do Estado. O grupo reúne técnicos da Secretaria de Administração, Fazenda, Procuradoria Geral e do Iprev. O objetivo é de verificar a legalidade e viabilidade para o desenvolvimento do projeto.
De acordo com presidente do Instituto, Renato Hinnig, a ideia consiste na utilização de imóveis e outros ativos do Estado para integralização junto a um Fundo de Investimento gerador de renda. “Utilizando o patrimônio do Estado pretendemos criar um instrumento capaz de gerar novas receitas a serem destinadas à amortização do déficit previdenciário catarinense”, explica.
A perspectiva inicial é de que o fundo se constitua a partir da parceria com um agente financeiro. O Estado entraria com um aporte de R$ 250 milhões, em patrimônio, e outros R$ 750 milhões seriam captados junto a investidores nacionais e internacionais. “O projeto pode contribuir inclusive para o desenvolvimento econômico de Santa Catarina por meio de investimentos em infraestrutura e gerando empregos e renda”, destaca Hinnig.
O diretor de Gestão de Recursos Previdenciários do Iprev, Marcelo Panosso de Mendonça, que também integra a Comissão de Estudos, explica que os imóveis espalhados por todo o Estado representam um leque de possibilidades em relação à promoção de benefícios, tanto para a previdência quanto para a sociedade catarinense. E cita o exemplo de um terreno localizado às margens do contorno viário da Grande Florianópolis, no município de Biguaçu: “poderia perfeitamente abrigar um porto seco, fomentando serviços, facilitando a atuação pública e retirando fluxo pesado das vias urbanas”. Também entra no pacote de estudos a concessão de rodovias, portos, entre outros.    

Panosso relata ainda que no momento o grupo de técnicos identifica os imóveis junto ao patrimônio do Estado. Ao mesmo tempo analisa a legalidade da alienação desses ativos ao fundo, e também conversa com agentes financeiros interessados em participar da estruturação do projeto.

Assessoria de comunicação do Iprev