Censo Previdenciário reforça o compromisso do Iprev com seus segurados

fachada Lages siteAposentados e pensionistas devem procurar o Iprev de Lages
Depois de oito meses de gestação e uma infinidade de obstáculos superados, o projeto piloto do Censo Previdenciário começa a mobilizar servidores ativos, aposentados e pensionistas do serviço público estadual, lotados na região de abrangência da ADR de Lages. Nos primeiros quatro dias de atendimento, a coordenadoria regional do Iprev e os setoriais de Recursos Humanos confirmaram a atualização cadastral de 77 segurados, fora os que compareceram para tirar dúvidas e obter informações sobre os documentos necessários para efetivar a participação. E sem contar outros tantos vinculados ao Regime Geral de Previdência Social (INSS) que não compreenderam que o projeto envolve apenas o funcionalismo público estadual.
Renato Hinnig ressalta o caráter experimental do projeto piloto e considera naturais as dúvidas e confusões que venham ocorrer nesta primeira etapa. De acordo com o presidente do Iprev, o maior desafio a ser enfrentado neste momento é de promover o entendimento dos segurados sobre o propósito e a importância do censo. “É preciso esclarecer que estamos nos precavendo contra a possibilidade de enfrentar situação semelhante a dos estados do Rio de Janeiro e Rio grande do Sul, que hoje têm dificuldades em honrar com o pagamento dos benefícios previdenciários”, explica.
A atualização cadastral dos segurados do Regime Próprio de Previdência dos servidores estaduais tem a finalidade principal de garantir dados confiáveis que permitam uma avaliação atuarial condizente com a realidade. Fator indispensável à gestão dos recursos previdenciários e às projeções futuras de pagamento de benefícios. “O censo é um dos projetos do plano de gestão que estamos desenvolvendo desde o ano passado para melhor atender nossos aposentados e pensionistas. Contudo, a ausência de cultura previdenciária no serviço público estadual é uma questão grave que precisamos enfrentar com muita informação”, conclui.

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Presidente Renato Hinnig e Helio Fernandes do MTPS

Para o gerente de Projetos do Ministério do Trabalho e Previdência Social, Sr. Hélio Carneiro Fernandes, a execução do censo previdenciário envolve rigor na análise de documentos e na captação de dados, além de muita informação e estrutura adequada para atender aos segurados. Com a experiência de 47 censos concluídos em estados e municípios brasileiros, suas contribuições exerceram grande influência no desenvolvimento do projeto piloto catarinense. “A eficiência do censo requer um sistema de coleta de dados eficiente e minucioso. E para alcançar boa qualidade no serviço aos segurados é necessário estabelecer uma comunicação eficiente e ambiente adequado”.
Embora tenha alertado o Iprev sobre algumas deficiências no sistema censitário, Hélio Fernandes não poupou elogios ao projeto catarinense. A começar pela ousadia de abrir mão de um serviço especializado e apostar na capacidade técnica dos servidores, ação que poupou recursos do estado. Destacou também a linha de trabalho bastante próxima do padrão utilizado pelo Ministério, priorizando o segurado.

Acessibilidade e estrutura garantiram a escolha de Lages

Quando a região de abrangência da ADR de Lages foi escolhida para a execução do piloto do Censo, o grupo de trabalho considerou duas características fundamentais para se operar o projeto: logística e dependências. A coordenadoria regional do Iprev apresenta espaço físico privilegiado e maior número de servidores em relação às demais unidades. O universo relativamente pequeno de segurados também influenciou na escolha, considerando o caráter experimental da primeira etapa. Foi possível montar um espaço exclusivo para o atendimento do censo, com computadores, pessoal e mobiliário adequados, sem interferir na estrutura habitual.

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A sra. Ivaldina Varela de Souza foi a primeira participante

Durante a solenidade de lançamento, na última terça-feira, 16, na coordenadoria regional de Lages, 14 pensionistas fizeram sua atualização cadastral. A sra. Ivaldina Varela de Souza não viu dificuldade no processo. Disse ter sido bastante tranqüilo participar do censo, mas nitidamente estranhou a movimentação de pessoas em torno dela. Dona Ivaldina ainda não sabia, mas tinha sido a primeira segurada do serviço público estadual a participar de um censo previdenciário em Santa Catarina.

A sra. Paulina Pereira Zappeline também não escondeu sua preocupação diante das câmeras e da presença das autoridades, que aproveitaram para conhecer o sistema de registro desenvolvido  pela equipe do gerente de TI do Iprev, Marco Souza, em parceria com o sistema SigRH, da Secretaria de Administração. “Minha filha vai falar que eu devia ter tirado o chapéu para a foto”, disse a simpática pensionista, que considerou muito simples o processo de cadastro.

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Pensionista Paulina Zappeline disse ter sido muito simples 

A atualização cadastral dura no máximo 15 minutos e começa pelo processo de triagem, quando são conferidos os documentos necessários e é feito o registro fotográfico. Em seguida o segurado adquire uma senha e aguarda o atendimento. “Nossa missão é de atender bem nossos segurados, oferecendo um serviço atencioso e acomodações apropriadas”, destaca o coordenador Augusto Vieira, que garante também que não faltará água, café e o bom e velho chimarrão.

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Coordenador Augusto Vieira com os irmãos Carlos e Francisco

Os irmãos Francisco de Assis Furtado (56) e Carlos Alberto Furtado (58) são velhos conhecidos dos servidores do Iprev de Lages. O pai falecido era servidor fazendário e deixou pensão para a mãe, que após seu falecimento foi transferida aos dois. Ambos apresentam quadro de invalidez de nascimento. Carlos é cego e Francisco tem deficiência mental. Não se separam por nada. Augusto Vieira os recebe como se estivesse em sua casa. Ouve as reclamações sobre problemas de saúde, dá conselhos e atenção.

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Triagem poupa tempo e facilita o atendimento

Depois da boa conversa, Carlos e Francisco passaram para o setor de triagem, onde apresentaram os documentos trazidos em uma sacola de supermercado, por segurança. Após a conferência, posaram para a foto. Francisco resistiu a tirar o boné e os óculos escuros, mas não contrariou o pedido de Carlos, o irmão mais velho e protetor. A ausência de visão de Carlos não impediu que cuidasse da mãe por 12 anos, ministrando inclusive os medicamentos que aprendeu a identificar pela embalagem e formato.

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Atualização cadastral dura no máximo 15 minutos

Mais alguns minutos e lá estavam os dois, que se afastaram um do outro apenas para efetuar a atualização cadastral e, mesmo assim, lado a lado. Responderam algumas perguntas, aguardaram a computação dos dados e logo seguiram seu caminho, de braços dados como sempre estão.


Assessoria de comunicação do Iprev