CBN Diário entrevista presidente do IPREV

O presidente do IPREV, Adriano Zanotto, concedeu entrevista na tarde de hoje (03), ao radialista da CBN Diário, Renato Igor.

No primeiro momento, Zanotto abordou sobre os recursos financeiros do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS, enfocando a diferença entre o Fundo Financeiro e Fundo Previdenciário, esse regido por um sistema de capitalização e aquele coberto pelo caixa único do Tesouro do Estado.

Sobre o futuro da Previdência, Zanotto ressaltou que "estudos apontam de que a população brasileira vai envelhecer. Teremos menos jovens na base da pirâmide e uma expectativa de vida mais avançada. Todos os cálculos atuariais deverão levar em conta esta nova tendência. E o sistema de capitalização do Fundo Previdenciário criado em 2008 será uma garantia de conceder os futuros benefícios sem a utilização do caixa único do Tesouro".

zanotto_cbnO presidente também respondeu às questões sobre o teto da aposentadoria, esclarecendo que as medidas são tomadas conforme a legislação. "Para os cargos judiciários temos como teto o salário dos desembargadores, já para o Poder Executivo é definido pelo salário do Governador do Estado".

No segundo bloco do programa, Zanotto fala sobre a nova agência do IPREV e a Eleição para os Conselhos de Administração e Fiscal do RPPS.

"Queremos melhorar o atendimento aos usuários do IPREV, e as agências são a nossa porta de entrada. Temos a agência de Florianópolis com um público estimado de 15 mil usuários, mas não tínhamos em São José. Conversamos com o Secretário Regional, Renato Hinning, e conseguimos um bom espaço com estacionamento e elevadores, criando assim uma estrutura mais adequada para todos os servidores do IPREV da Grande Florianópolis. Estamos reavaliando, tanto a agência de Palhoça quanto a de Biguaçu, quanto à funcionalidade e localização".

Zanotto ressaltou também a importância da criação dos Conselhos do IPREV: "O que dá credibilidade para o RPPS é justamente ter um órgão superior que estará fiscalizando e dando as diretrizes de como a administração e a diretoria devem agir tanto na aplicação dos recursos quanto na própria administração do Instituto. O Conselho de Administração é formado de forma paritária, por indicação dos poderes e por eleição de representantes. Todos os servidores efetivos, inativos e pensionistas participarão das eleições de 18 a 20 de maio, via internet, e pedimos a todos que acessem o endereço eletrônico do IPREV, no link Eleições dos Conselhos, para saber como funciona a eleição e poder votar nos seus representantes. Isso dá muito mais transparência à Administração e segurança aos beneficiários finais, que são os próprios servidores, aqueles que dependem do resultado da boa administração do Instituto."

clique_e_ouaPara ouvir a entrevista na íntegra com o presidente do IPREV, clique no ícone ao lado.

Instituto de Previdência de Santa Catarina
Assessoria de Comunicação