Cartilha Previdenciária esclarece dúvidas sobre o tema

Os servidores do Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (IPREV) realizaram um trabalho minucioso e pensado para facilitar o entendimento das regras previdenciárias. A Cartilha Previdenciária tem o objetivo de orientar os servidores e seus dependentes, aposentados e pensionistas.

O documento esclarece dúvidas comuns de temas importantes, que envolvem as questões previdenciárias do IPREV, como os tipos de benefícios concedidos e as características gerais de cada um.

Dentre os itens compartilhados na Cartilha, destacam-se: O que é a previdência social, os tipos de previdência, quem são os segurados. Também contém orientações para serviços do IPREV, quais os tipos de benefícios e as regras de aposentadoria.

Para os servidores catarinenses é importante conhecer as regras permanentes para cada tipo de aposentadoria, como por exemplo aposentadorias compulsória e por incapacidade permanente,  regras de transição de servidores, etc.

Segundo o presidente do IPREV, Marcelo Panosso, este trabalho teve a contribuição de vários servidores, de áreas diferentes, que colaboraram com informações, pensando não apenas no público que não domina o assunto, mas também auxiliar a todos servidores. “É gratificante vermos o trabalho de tantos servidores que dedicaram seu tempo para compartilhar o conhecimento e assim termos mais uma ferramenta de informação para os nossos servidores, seus dependentes e quem mais precisar tirar dúvidas sobre o tema”.

A Cartilha Previdenciária está disponível para consulta e download no site do IPREV no campo Orientações Gerais do IPREV. Consulte aqui. Cartilha Previdenciária