Carta do Presidente aos beneficários do IPREV

Hinnig 24 01

“Comunico a todos os  beneficiários e servidores deste Instituto de Previdência e aos conselheiros de administração e fiscal, que na data de hoje, 24 de janeiro de 2017, estou pedindo a exoneração de meu cargo como Presidente do Iprev. Agradeço a oportunidade pelo amplo conhecimento que pude obter a respeito da Previdência, e estender o agradecimento a todo quadro funcional que nunca me faltou com apoio.

Como servidor público estadual e beneficiário do IPREV, procurei realizar um trabalho no intuito de impor um novo ritmo de gestão. Conseguimos elaborar o 1º Censo Previdenciário da história da Santa Catarina, um projeto piloto realizado na cidade de Lages que apontou como resultado alguns indícios de fraudes em pensões na ordem de 22% dos casos. Já está na programação também, o censo previdenciário para todos os poderes (Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas) entre servidores ativos, inativos e pensionistas para o ano de 2017.

Quero aqui também registrar que está em fase final de tramitação o termo de referência lançando o processo licitatório para aquisição de novas tecnologias de sistemas previdenciários para o IPREV. Este projeto também conta com um planejamento estratégico de redesenho de processos, visando uma melhoria na gestão. Está também em curso a recuperação e reforma de diversos imóveis do IPREV, espalhados pelo Estado, que se encontram em estado de abandono ou depredação.

Concluímos com um diagnóstico da previdência estadual, na qual se observa a gravidade da situação do maior e mais sensível passivo do Estado de Santa Catarina, que é o déficit da previdência. O governo do Estado aporta cerca de 4 bilhões por ano para cobrir a previdência, e o passivo total, segundo os cálculos atuariais, chega perto de 142 bilhões. Ao constatarmos tal situação, apontamos durante a gestão algumas sugestões para novos aportes de recursos, como por exemplo, os Fundos de Investimentos e Participações, as chamadas FIPs dos imóveis no Estado.

Agradeço imensamente a todos os servidores e colaboradores por esta jornada, e certo de que deixo meu legado para o futuro da previdência estadual.”

Renato Hinnig
Presidente do IPREV.