16/08/2016 – Lançamento do projeto piloto do Censo Previdenciário em Lages

Cartaz censo site

O Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina – Iprev convida para o lançamento do projeto piloto do Censo Previdenciário do serviço público estadual de Santa Catarina. A solenidade de lançamento será na próxima terça-feira, 16, às 14 horas, na coordenadoria regional do Iprev de Lages, na rua Mário Augusto de Souza, s/n – Centro. O projeto tem a parceria da Secretaria de Estado da Administração e do Sistema SC Saúde, além do apoio da Secretaria de Estado de Comunicação e da Agência de Desenvolvimento Regional de Lages.

Na ocasião serão efetivadas as primeiras participações de segurados no projeto, de modo a apresentar o sistema de atendimento e armazenamento de dados desenvolvidos especificamente para esse fim.  Estarão presentes na solenidade de abertura o secretário de Estado da Administração, João Batista Matos, o presidente do Iprev, Renato Hinnig, o diretor do Sistema SC Saúde, Paulo Coelho, e o secretário executivo de Desenvolvimento Regional, Luiz Gustavo Bazzo Assink.
Considerado a primeira etapa do Censo Previdenciário estadual, o projeto piloto será executado nos doze municípios que compõem a área de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional de Lages, envolvendo os servidores públicos ativos, aposentados e pensionistas lotados na região. O recenseamento tem caráter obrigatório e deve ser cumprido até o dia 16 de novembro de 2016, sob pena de o segurado sofrer o bloqueio de seu benefício no caso de não efetivar sua participação.

Servidores públicos ativos serão atendidos nos setoriais de Recursos Humanos dos órgãos aos quais são vinculados. Aposentados e pensionistas devem procurar a coordenadoria regional do Iprev de Lages para efetivar sua participação.
É indispensável a apresentação do CPF, carteira de identidade, comprovante de residência atualizado e certidão de nascimento/casamento/união estável atualizada. Servidores públicos ativos e aposentados devem apresentar também a carteira de trabalho. O CPF e a certidão de nascimento atualizada dos dependentes de primeiro grau (pai, mãe, esposa, ex-esposa e filhos), também são obrigatórios.

O projeto piloto do Censo Previdenciário tem como objetivo fornecer informações e experiência necessárias para que seja replicado às demais regiões do Estado.

Sobre o Censo Previdenciário

O Censo Previdenciário é um retrato do universo de segurados do Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Santa Catarina (RPPS/SC), evidenciando por meio de dados estatísticos quem são, quantos são, onde eles estão e as suas características familiares. Além de proporcionar a atualização cadastral de todos os segurados, o Censo representa o mais importante instrumento para a avaliação atuarial, criação de estratégias e tomadas de decisão do RPPS-SC.

A realização do Censo previdenciário busca efetivar a atualização e organização da base de dados dos segurados do Regime Próprio do Estado de Santa Catarina no cadastro do Instituto de Previdência – Iprev. Também permitirá uma avaliação atuarial do RPPS-SC mais próxima da realidade, além de minimizar pagamentos de benefícios indevidos, resultantes de inconsistências cadastrais.

O projeto do Censo Previdenciário está sendo desenvolvido pelo corpo técnico do Iprev, em parceria com a Secretaria de Administração e do Sistema SC Saúde. A Secretaria de Comunicação viabilizou a campanha de divulgação e a ADR de Lages é parceira estratégica no desenvolvimento operacional.