12 de março: Dia do Bibliotecário

 

bastos_tigreNo dia 12 de Março comemora-se o Dia do Bibliotecário em homenagem ao engenheiro e bibliotecário por vocação, Manuel Bastos Tigre, nascido nesta data em 1882. Após o término do curso de Engenharia, em 1906, resolveu fazer aperfeiçoamento em eletricidade, nos Estados Unidos, lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal, sistema que trouxe para o Brasil que o fez ganhar o concurso público para o cargo de Bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Mais tarde, foi transferido para a Biblioteca Nacional, a maior do Brasil, e, depois, para a Biblioteca Central da Universidade do Brasil. Foi nessa época que seus talentos se evidenciaram ainda mais, em razão das inúmeras contribuições trazidas para a ciência da biblioteconomia.

livrosNa Antigüidade, quando foi inventada a grafia, os bibliotecários eram responsáveis pela escrita e armazenamento dos livros. Os escribas, por exemplo, escreviam as leis e registravam fatos do cotidiano. Já na Idade Média, as bibliotecas passaram a ter um caráter religioso, e a função do bibliotecário ficou a cargo dos monges, que eram copistas e os próprios editores dos livros. Sua preocupação, porém, era apenas preservar o acervo e proteger as obras. Atualmente o bibliotecário além de preservar a informação e fornecê- la é responsável de garantir um acesso rápido e seguro das mesmas. Deve dominar as tecnologias da computação e através delas gerenciar arquivos digitais ou organizar paginas para internet.

“Em nossos dias, a informação é fluido, é veículo, enfim, é fonte que todos procuram deter em suas mãos, pois ela é base fundamental de progresso.” Wilfred Ashworth

 

Parabéns às bibliotecárias do IPREV!!!
Visite a Biblioteca do IPREV!!!

Instituto de Previdência de Santa Catarina
Assessoria de Comunicação