NOVA REFORMA: IPREV CAPACITA SETORIAIS DE GESTÃO DE PESSOAS


O Instituto de Previdência de Santa Catarina promoveu, em parceria com a Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Estado de Administração, um ciclo de encontros com os servidores que atuam nos setoriais de gestão de pessoas.

Os encontros, exclusivos para servidores, foram divididos por temas: reforma da previdência, instrução de processos de aposentadoria e instrução de processos de averbação.

O primeiro encontro aconteceu em julho, antes da reforma ser aprovada, com o objetivo de informar os servidores ponto a ponto do projeto que seria encaminhado à Alesc. A segunda reunião virtual foi em agosto – uma semana após a aprovação do projeto da reforma da previdência na Alesc – e todas as regras da nova lei foram repassadas – dando a oportunidade dos profissionais de RH sanarem suas dúvidas com a consultora de previdência do Iprev, Karine Garcia, que conduziu o encontro.

“Essa é a grande função do Iprev como gestor do regime próprio: orientar e capacitar os setoriais, acerca da aplicação da legislação previdenciária, para que eles possam prestar a informação correta ao segurado”, explica Karine.

Ainda em agosto aconteceu a terceira etapa da capacitação que teve como foco a instrução de processos. Com mais de 70 participantes, que trabalham diretamente nos setoriais, Karine reforçou informações sobre regras de transição, aposentadoria especial, pedágio para servidores, cálculo de proventos e contribuição previdenciária. Muitas dúvidas surgiram durante a reunião virtual e a troca de informação foi fundamental para subsidiar quem presta atendimento aos servidores.

“O objetivo é justamente esse: é o dia a dia que vai trazer as dúvidas e à medida que os setoriais sentirem a necessidade de serem capacitados, ou de aumentar o campo de atuação, podem solicitar imediatamente ao IPREV um treinamento”, reforça Karine.

E foi a partir de dúvidas que a técnica em atividades administrativas Deise Vicente Oliveira Veloso, da Fundação Catarinense de Cultura, procurou a capacitação do Iprev. Deise passou a tarde com a consultora de previdência, Karine Garcia, e com a gerente de Inativos, Carine Silva, buscando respostas para questões apontadas pelos servidores e também fazendo simulações de cálculos para a instrução de processos de aposentadoria.


“Foi uma reunião extremamente produtiva – pude sair daqui com maior conhecimento para fazer uma análise mais profunda das aposentadorias que a gente recebe no nosso setorial. A gente estava bem preocupado com todas as mudanças e as dúvidas dos servidores são bem personalizadas – cada um quer saber do seu tempo, do seu cálculo, como vai ficar a sua situação – e essa capacitação foi fundamental para que a gente tenha mais informação e conhecimento em relação aos artigos e consiga atuar de forma mais segura no dia a dia. Todos os setoriais deveriam buscar este momento: quem ganha é o servidor”, explica Deise que trabalha há 10 anos no setorial da FCC

A agenda de capacitação com o tema Reforma da Previdência começa a tomar forma: UDESC, Secretaria de Educação e Tribunal de Contas – já tem data marcada.