Projeto Recuperação da Memória entrevista ex-presidente Luiz Alberto

luiz_albertoLuiz Alberto Silveira é médico cancerologista e foi presidente do IPESC entre 1985 e 1986. A conversa, que ocorreu no seu consultório, abordou sua trajetória profissional, a situação do IPESC na época e as atividades realizadas no Instituto. Um dos investimentos do Instituto no período foi a nomeação de agentes locais:

(…)à medida que nós trazíamos as realidades das regiões para o nível central nós fazíamos a programação de atividades com base na realidade. Então a inclusão das agências regionais tem essa importância, porque há uma heterogeneidade no estado em relação a norte, sul, leste, oeste. Comportamentos epidemiológicos diferentes, populações com formas de viver diferente… No norte e oeste, por exemplo, diferentemente do litoral, com comportamentos diferentes, percepções diferentes, necessidades diferentes… Então se criássemos um projeto único para tratar essa heterogeneidade incorreríamos em erro, se fosse um projeto realizado dentro do gabinete sem conhecer a realidade local e regional. E quem nos trazia a realidade local e regional eram os agentes do IPESC através de suas equipes locais e regionais, que além de nos trazer as realidades, eles também praticavam toda a assistência do IPESC diretamente junto à população através de sua representatividade.

Durante sua gestão, a assistência habitacional foi paralisada. Silivera explica:

Na ocasião, nós realizamos a última entrega de unidades habitacionais no IPESC. O IPESC tinha um programa de habitação para os servidores do estado. Inúmeras casas foram construídas em diferentes regiões do estado, e o último lote de casas foi entregue na minha gestão. A partir daí foi suspenso esse projeto e a função da política de se concentrar a ação do IPESC nas atividades prioritárias do IPESC que à ocasião eram assistência médica e a parte de previdência – aposentadorias e pensões.

E sobre sua passagem pelo IPESC, conta:

Foi uma experiência para a minha vida pessoal e para a minha vida profissional muito gratificante. Aprendi com acertos, aprendi com erros, aprendi com associados, aprendi com funcionários e amadureci bastante quando passei pelo IPESC e isso me levou de alguma forma a ser o Secretário de Saúde de Florianópolis posteriormente.

Instituto de previdênica de Santa Catarina