O IPREV deu início, nesta quarta-feira, dia 7 de maio, ao Projeto de Mapeamento de Processos e Manualização. A primeira reunião de alinhamento estratégico foi realizada com a Empresa Júnior de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que conduzirá os trabalhos em parceria com o Instituto. Neste alinhamento foram definidos os objetivos e o cronograma de ações a serem desenvolvidos.
O mapeamento de processos é uma ferramenta essencial para a gestão organizacional. Ele permite identificar, descrever e representar graficamente todas as etapas de um processo, desde o seu início até o seu término. Entre os principais benefícios dessa prática estão a visualização clara do fluxo de trabalho, a identificação de gargalos, oportunidades de melhoria, o fortalecimento da comunicação interna e a padronização de procedimentos.
Este projeto abrangerá os processos de:
- Concessão e revisão de benefícios
- Arrecadação
- Compensação previdenciária
- Atendimento
- Financeiro
Segundo a direção do IPREV, com a padronização e a documentação dos processos, será possível estabelecer uma base sólida para melhorias contínuas na gestão, além de promover maior eficiência e transparência nas atividades internas.
Além disso, o projeto é estratégico para a elevação do nível de certificação do IPREV no Programa Pró-Gestão RPPS, com foco na meta de 2025, reforçando o compromisso do Instituto com as práticas de boa gestão.
08/08/2025
Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina – IPREV
Assessoria de Comunicação