O IPREV E AS PRINCIPAIS DÚVIDAS DURANTE A PANDEMIA

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE:
Prova de vida / Recadastramento / informe de rendimentos / imposto de renda / 

dar entrada em pedido de pensão / contracheque / senha de acesso / desconto contracheque / adiantamento do décimo terceiro….

Preciso fazer recadastramento / prova de vida! E agora?
O recadastramento/ prova de vida continua suspenso por tempo indeterminado.
É importante reforçar que neste momento o segurado não corre nenhum risco de o pagamento ser bloqueado! Novos prazos serão estabelecidos para a realização do recadastramento. Por isso, é importante ficar atento aos novos comunicados aqui no site do IPREV – é através deste canal de comunicação que você vai ficar sabendo a data que o recadastramento voltará a ser realizado.

Preciso do meu informe de rendimentos para fazer o Imposto de Renda. Como fazer?
O comprovante de rendimentos para a declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), do ano base 2020, dos servidores ativos, inativos, militares e pensionistas do Estado de Santa Catarina estará disponível no Portal do Servidor a partir do dia 01/03/2021. O demonstrativo de despesas médicas pode ser obtido no site scsaude.sea.sc.gov.br.

Se você esqueceu a senha:
Envie um e-mail com nome completo, número da matrícula e cópia do RG para o endereço iprev@iprev.sc.gov.br  que geraremos uma nova senha.

Preciso acessar meu contracheque e não tenho a senha de acesso!
Envie um e-mail com nome completo, número da matrícula e cópia do RG para o endereço iprev@iprev.sc.gov.br que geramos uma nova senha.

Preciso dar entrada no pedido de pensão. Qual a orientação?
Aqui você encontra todas as orientações para dar entrada no pedido de pensão por morte. Identifique o seu caso e clique para ter acesso aos documentos exigidos.
Depois, você deve mandar um e-mail com a documentação completa para protocolo@iprev.sc.gov.br para que possamos dar entrada  no seu pedido.

Tive um valor descontado no meu contracheque referente ao Desconto de Contribuição de Proteção Social dos Militares. O que é isso?
Por conta de uma mudança na lei todos os beneficiários de pensão por morte de instituidores da PMSC e BMSC estarão contribuindo para o fundo DE PROTEÇÃO SOCIAL DOS MILITARES – CPSM. A partir de 17/03/2020 alíquota já será de 9,5% sobre o total da pensão.
Os pensionistas (militares) isentos de IRRF que estavam com dedução da contribuição previdenciária, a partir de março/2020 não terão mais redução da contribuição. A isenção IRRF continua normalmente, entretanto, a CPSM será sobre o valor total do benefício.
Se você ainda ficar com dúvidas – todos os questionamentos dos beneficiários poderão ser esclarecidos pela própria PMSC nos seguintes telefones (048) 3229.6714 e BMSC (48) 3665.8760.

Os boletos de contribuição referentes ao mês de abril chegarão normalmente pelos correios?
Os boletos de competência ABRIL/2020 (vencimento em MAIO/2020) estão sendo gerados normalmente. Se você precisar de uma segunda via de um boleto que já venceu mande um e-mail para iprev@iprev.sc.gov.br com nome e cpf indicando seu pedido.

Preciso pedir uma Certidão de Tempo de Contribuição. É possível?
A requisição de tal documento deve ser realizada junto ao setor de Recursos Humanos do órgão no qual o ex-servidor trabalhou – local em que o processo será instruído.
Ao realizar tal solicitação, o servidor deverá preencher e entregar ao referido órgão o requerimento. O passo seguinte é o encaminhamento do processo pelo órgão para o Instituto de Previdência de Santa Catarina, a qual cabe a conferência e, caso todas as informações estejam corretas, a emissão da CTC. Assim que a certidão é emitida, ela retorna ao órgão de origem do ex-servidor, ao qual compete a entrega do documento ao interessado.
Aqui você confere a lista da documentação necessária.

Existe uma data já definida para adiantamento do pagamento do 13º salário?
Esta definição é feita pela Secretaria do Estado da Fazenda e, até o momento, não temos nada definido quanto ao adiantamento do décimo terceiro.