Clique aqui para tirar suas dúvidas sobre nossos serviços durante a pandemia!

Fizemos uma lista de perguntas e respostas com as dúvidas mais frequentes durante esse período em que o IPREV está somente com atendimento remoto.
Leia com atenção pois sua dúvida pode ser respondida logo abaixo:

Faço aniversário esse mês e preciso fazer recadastramento / prova de vida! E agora?
O recadastramento/ prova de vida está suspenso por tempo indeterminado.
É importante reforçar que neste momento o segurado não corre nenhum risco de o pagamento ser bloqueado! Não vamos receber documentos para a prova de vida por e-mail.
Novos prazos serão estabelecidos para a realização do recadastramento e esse anúncio vai ser feito aqui no site do IPREV – é através deste canal de comunicação que você vai ficar sabendo a data que o recadastramento volta a ser realizado.

Preciso uma cópia do meu contracheque deste mês!
Todo servidor/aposentado/pensionista tem acesso ao seu contracheque através do Portal do Servidor.
Clique aqui, faça seu login, coloque sua senha e veja seu contracheque.

Não tenho senha para acessar meu contracheque no Portal! O que fazer?
Envie um e-mail com cópia do RG do beneficiário para iprev@iprev.sc.gov.br que geramos uma senha.

Preciso acessar meu contracheque e esqueci a senha de acesso!
Envie um e-mail com cópia do RG do beneficiário para iprev@iprev.sc.gov.br que geramos uma nova senha.

Existe uma data definida para o adiantamento do pagamento do 13º salário?
Esta definição é feita pela Secretaria do Estado da Fazenda e, até o momento, não temos nada definido quanto ao adiantamento do décimo terceiro. É importante ficar atento porque estão rolando Fake News em grupos de whats app – sempre acesse o site oficial do IPREV para ter informações atualizadas sobre essa questão.

Como fica o desconto de consignados durante a pandemia? Serão suspensos?
Nós, do IPREV, não temos gerência sobre os consignados e descontos de terceiros.
Essa questão deve ser esclarecida diretamente com a empresa responsável pelos consignados em folha de pagamento dos servidores do Estado ou com as referidas empresas mencionadas no contracheque.
Você pode entrar em contato direto com a Telle Sistemas (48) 4042.9629.

Tive um valor descontado no meu contracheque referente ao Desconto de Contribuição de Proteção Social dos Militares (CPSM). O que é isso?
Por conta de uma mudança na lei todos os beneficiários de pensão por morte de instituidores da PMSC e BMSC estarão contribuindo para o fundo DE PROTEÇÃO SOCIAL DOS MILITARES – CPSM.
Já publicamos uma notícia explicando como funciona o desconto. Clique aqui para ler.
Se você ainda ficar com dúvidas – todos os questionamentos dos beneficiários deverão ser esclarecidos pela própria PMSC nos seguintes telefones (048) 3229.6714 e BMSC (48) 3665.8760.

Preciso dar entrada no pedido de pensão. Qual a orientação?
Todas as orientações estão aqui no site do IPREV – clique aqui para identificar o seu caso e ter acesso aos documentos exigidos. Depois, você deve mandar um e-mail com a documentação completa para protocolo@iprev.sc.gov.br para que possamos dar entrada  no seu pedido – não havendo a necessidade de representação jurídica por advogado.

Os boletos de contribuição chegarão normalmente pelos correios?
Os boletos estão sendo gerados normalmente. Se você precisar de uma segunda via de um boleto que já venceu mande um e-mail para iprev@iprev.sc.gov.br com nome e CPF  indicando seu pedido.

Quero trocar a conta que recebo a pensão para outro banco. Isso é permitido?
A conta precisa ser do Banco do Brasil pois o estado tem convênio apenas com esse banco.
Você precisa ter a conta no Banco do Brasil para receber, mas pode pedir portabilidade para outro banco da sua escolha, sem problemas. Importante ressaltar que o procedimento de portabilidade deve ser feito diretamente com o banco, não passando pelo IPREV.

Preciso pedir uma Certidão de Tempo de Contribuição!
A requisição de tal documento deve ser realizada junto ao setor de Recursos Humanos do órgão no qual o ex-servidor trabalhou – local em que o processo será instruído. Ao realizar tal solicitação, o servidor deverá preencher e entregar ao referido órgão o requerimento. O passo seguinte é o encaminhamento do processo pelo órgão para o Instituto de Previdência de Santa Catarina, a qual cabe a conferência e, caso todas as informações estejam corretas, a emissão da CTC. Assim que a certidão é emitida, ela retorna ao órgão de origem do ex-servidor, ao qual compete a entrega do documento ao interessado.
Aqui você confere a lista da documentação necessária.

Se você tem alguma dúvida que não foi respondida nesta lista,
pode enviar um e-mail para iprev@iprev.sc.gov.br que responderemos via trabalho remoto.