IPREV PAE - Webmail ASIPESC RSS do IPREV Twitter do IPREV Newsletter Simulador de aposentadoria Intranet do IPREV
Florianópolis, 22 de Maio de 2018.
Elaboração do Plano de Metas segue na Diretoria Jurídica PDF Imprimir
Qui, 18 de Janeiro de 2018 16:57
gecoj metas site

A equipe da gerência de Contencioso Judicial (Gecoj) recebeu na tarde desta quarta-feira, 17, a visita da comissão que elabora o Plano de Metas do Iprev para o ano de 2018. Após as primeiras reuniões realizadas com as gerências da Diretoria de Previdência, o trabalho começa a ser direcionado para a necessidade de se estabelecer um controle operacional, desenvolvendo mecanismos que permitam o acompanhamento das atividades e a posterior análise gerencial dos dados produzidos.

Encarregada de apresentar as funções que competem à Gecoj, a diretora Jurídica, Silvana Westarb, forneceu detalhes sobre a estrutura e como se desenvolvem as rotinas. Já o gerente interino da pasta, Marcelo Ganzo, expôs algumas dificuldades que atravancam as operações, como a necessidade de atualização do sistema utilizado em praticamente todas as atividades. “Hoje nosso trabalho é realizado por meio do programa PGnet. Se o sistema para, nós paramos”, explica Ganzo, alertando sobre a precariedade do software.

Silvana Westarb explica que a busca de soluções para as demandas da Gecoj foram temporariamente suspensas porque envolvem investimentos. Entre as reivindicações está o desenvolvimento de um módulo específico no sistema utilizado e a aquisição de novos aparelhos de scanner, já que as operações envolvem a digitalização diária de grande volume de documentos. Silvana ressalta ainda que algumas propostas de melhorias dependem de mudanças legislativas e até da revisão de contratos com fornecedores. E alerta que algumas áreas, como o setor de Cálculo, precisam estar preparadas para comportar o volume de trabalho que estas mudanças podem provocar.

Depois de ouvir os relatos dos gestores, o presidente Roberto Faustino também estimulou a participação da equipe, que complementou a apresentação da Gecoj com mais detalhes sobre suas funções, além de sugestões de mudanças. Faustino agradeceu pela boa recepção e, na presença do diretor de Administração, Ademir Matos, se comprometeu a estudar maneiras de atender às demandas por equipamentos e revisão de contratos. “É importante que exista essa interação no sentido de obtermos informações que são vitais para que possamos estabelecer nossas prioridades e, principalmente, na justificativa de nossas reivindicações junto ao Executivo”, conclui.   


A contribuição da Gecoj à gestão


Gecoj fechada site

Embora a gerência de Contencioso Judicial possua um estoque de vinte e sete mil processos, aproximadamente mil e quinhentos processos por advogado da pasta, a principal atividade da gerência é de fornecer suporte jurídico a todos os demais setores do Iprev. Saulo Vidal entende que a Gecoj realiza um grande trabalho em benefício da Autarquia, porém, não é visto facilmente. Sobre o volume de processos que hoje contabiliza em sua estrutura, Vidal entende que a gerência precisa transformar esses documentos em números, para mostrar o trabalho realizado pela equipe.

O assessor da presidência salienta que é necessário buscar maneiras de contabilizar esse volume de processos, com o objetivo de tecer estimativas sobre os impactos positivos e negativos que possam recair sobre a administração. “Tenho certeza que o governo conhece todas as suas receitas, porém, não conhece todas as despesas que possam surgir”, destaca Saulo Vidal, considerando que os processos judiciais que possam causar grande repercussão financeira ao Estado precisam estar sob total conhecimento da Gestão.

Ficou definido que a Gecoj desenvolverá o seu sistema de controle a partir do modelo que lhe será encaminhado por Saulo Vidal. A diretora Jurídica concorda que a quantificação das operações seja executada com base no volume atual do estoque de processos e na evolução mensal desse universo, considerando as entradas e as resoluções ocorridas no período. Também serão quantificadas outras atividades inerentes à Gecoj. Participaram da reunião: o gerente interino, Marcelo Ganzo, e os servidores Gustavo de Lima Tenguan e Aliceana de Andrade Graciosa.  



Assessoria de comunicação do Iprev
 
Voltar
 
Atendimento sede administrativa: 12h às 19h
Rua: Visconde de Ouro Preto, 291 - Centro Florianópolis SC CEP: 88.020-040
CGC: 83 882 498/0001-90 Fone: (48) 3229-2600
Desenvolvimento: | Gestão do Conteúdo: IPREV | Tecnologia: Open Source